Africanamente
Avenida Cristóvão Colombo, 761 - Floresta
Ponto de cultura, o espaço tem biblioteca afrocentrada, oficinas e palestras
Entre as casinhas coladas da Avenida Cristóvão Colombo, uma delas chama a atenção por ter a fachada totalmente pintada de preto. Dentro, o amplo salão com teto alto e piso de madeira acolhe o Africanamente, Centro de Pesquisa, Preservação e Divulgação de Tradições Culturais Afrodescendentes. O espaço cultural promove inúmeras atividades, como oficinas, rodas de conversas, palestras e encontros.
A poucos metros da Rua Ramiro Barcelos, no bairro Floresta e a um minuto a pé do Shopping Total, o local ainda mantém uma biblioteca temática composta só por autores negros. É a partir desse acervo que surgem os temas para as rodas de leitura que acontecem na casa. Além das atividades interativas, o espaço tem o cineclube com exibição de vídeos.
Formado por um grupo de jovens capoeiristas e militantes do movimento negro, em 2001, o Africanamente tornou-se um local de referência à cultura afro. Por causa disso, em 2012, por meio de um edital da Secretaria do Estado da Cultura, passou a integrar a rede de Pontos de Cultura do Rio Grande do Sul.
Créditos de imagem: Instagram_Africanamente