Bamboletras Insta-3

Bamboletras

Avenida Venâncio Aires, 113 - Cidade Baixa

De espaço dedicado à literatura infantil a ícone da cultura porto-alegrense, atualmente a livraria está instalada em uma antiga igreja

Muita gente vai até a Bambô para também trocar ideias sobre livros

Aparece em
Cultura
Compras
Família
Casal
Amigos
Transporte Público
$$
Aproveite e compartilhe com quem você gosta

Inaugurada em 1995 como um espaço dedicado à literatura infantil, a Bamboletras logo cativou leitores de todas as idades, estabelecendo-se como uma das livrarias mais qualificadas de Porto Alegre, onde o visitante é atendido por quem ama e conhece livros. Em março de 2018, a proprietária Lu Vilella vendeu a livraria localizada no Shopping Nova Olaria para o jornalista e cliente Milton Ribeiro.

Por pressão de meus pais, nasci cercado por livros. Eu podia ser mau aluno, mas jamais poderia deixar de ler um livro. Já adulto, trabalhei com informática e jornalista e, quando senti que ia ser chutado de meu último emprego, soube que a dona da Bamboletras pensava em se aposentar, só que não desejava vender a Bambô para ‘qualquer um’, ou seja, não queria vendê-la para uma distribuidora ou para uma rede. Eu era um antigo cliente da livraria. Fiz uma proposta e já fui dizendo que não tinha grana. Ela me disse que não precisava, que eu poderia pagar parceladamente, como quisesse. E fechamos negócio”, lembra Ribeiro.

Um legítimo templo da literatura

Em julho de 2022, nova mudança de rumo na Bamboletras: por conta das obras cada vez mais intensas no shopping de rua – que será transformado em um empreendimento residencial e comercial –, o livreiro decidiu buscar outro ponto para o negócio. Logo Ribeiro anunciaria o novo e inusitado endereço: o prédio de uma antiga igreja protestante, no mesmo bairro Cidade Baixa.

“Nossa mudança foi de três quadras, mas mesmo assim nosso público mudou. Lentamente, estamos formando um novo – com os velhos e fiéis amigos e esses novos. Mudamos para uma linda igrejinha, talvez o nosso seja o primeiro caso desses no Brasil, só que ainda não somos atração turística. Quem chega aqui ama o local, mas realmente precisamos aumentar urgentemente o fluxo de pessoas. A experiência é a de estar um lugar bonito, adequado e ainda desconhecido da maioria”, avalia o proprietário.

A livraria como um local humanista e de encontros

O espírito congregador e lúdico da Bamboletraso nome é uma condensação de “bambolê de letras” – é uma das características mais marcantes da livraria, segundo Milton. “A Bamboletras é um local de encontros, as pessoas vêm comprar e conversar. Chegam para ver os livros, para se surpreenderem com algo que encontram e levar um papo. É um local humanista. Tem gente que fica horas aqui, como se fosse um café – e ainda não somos. Formamos uma pequena comunidade com gente do bairro e gente que vem de mais longe.”

Créditos de imagem: Instagram_Bamboletras

Mais informações sobre o local

Avenida Venâncio Aires, 113 - Cidade Baixa
Porto Alegre

Como chegar
Instagram@bamboletras