Banda Saldanha
Avenida Padre Cacique, 1.355 - Praia de Belas
De bloco de Carnaval a espaço de referência da cultura popular em Porto Alegre, a quadra é uma instituição local do samba
Um dos templos do samba em Porto Alegre começou com uma brincadeira de amigos há mais de quatro décadas. A Banda Saldanha surgiu em 1975, mais precisamente no mês de outubro, na Rua Saldanha Marinho, no bairro Menino Deus, quando Pedro Diogo ganhou de seu amigo César Unanue um barril de chope de presente de aniversário. As reuniões com a vizinhança que ocorriam no bar São Jorge, entre as Ruas Gonçalves Dias e Barão de Teffé, e que sempre acabavam em rodas de samba, rapidamente começaram a ocupar toda a rua.
Em 1º de janeiro de 1979, a Banda saiu pela primeira vez como bloco, reunindo mais de 500 pessoas. Nos dias subsequentes, Pedro distribuiu panfletos divulgando o cortejo pelo centro da cidade e em quadras de escolas de samba – e logo o público duplicou. O evento tornou-se anual e foi ocupando outras vias do bairro, já reunindo mais de 30 mil foliões.
Desde 2005, a Banda Saldanha possui uma sede, localizada na Av. Padre Cacique, onde já recebeu centenas de artistas, como Neguinho da Beija-Flor, Arlindo Cruz, Alcione, Diogo Nogueira, Almir Guineto, Reinaldo Príncipe do Pagode, Bebeto, Grupo Fundo de Quintal e Só Pra Contrariar, entre outros, tornando-se referência do samba no País.
Além do grande galpão onde recebe os shows, o espaço conta com quiosques e churrasqueiras que podem ser alugadas para eventos particulares. A instituição promove uma série de atividades gratuitas para a comunidade, como aulas de percussão, gafieira e idiomas.
Em julho de 2016, a Câmara Municipal de Porto Alegre entregou a Comenda Porto do Sol à Banda Saldanha. A honraria foi concedida pelos vereadores por ser “uma instituição de organização e mobilização popular histórica de Porto Alegre". Atualmente a banda é formada por 60 integrantes, entre passistas, instrumentistas e cantores, e já lançou um DVD ao vivo, gravado na quadra, com a participação de Leci Brandão, Tonho Crocco, Neguinho da Beija-Flor e Leandro Lehart.
Créditos de imagem: Instagram_Banda Saldanha