Bar Opinião
Rua José do Patrocínio, 834 - Cidade Baixa
A casa de shows tem programação bem eclética e atrai públicos diferentes, dependendo de quem se apresenta no seu palco
A história da música de Porto Alegre passa pelo Bar Opinião – e não há exagero nenhum em afirmar isso. Há quase quatro décadas em funcionamento, a casa de shows e festas é uma das mais importantes do País e já recebeu diferentes gerações de músicos locais, assim como grandes artistas nacionais e internacionais. A programação é eclética e intensa, com atrações dos mais variados estilos que atraem públicos diversos para assistir aos seus ídolos no palco.
Com arquitetura peculiar, dividida em diferentes níveis no primeiro andar, ao qual se soma um mezanino, o Bar Opinião tem a vantagem de oferecer múltiplos pontos de vista para o palco, ao gosto dos frequentadores e conforme o clima de cada noite.
Para quem gosta de estar bem próximo dos artistas e no meio do agito da multidão, a pista diante do palco, no plano mais baixo, é o lugar ideal. As áreas superiores vão ficando gradualmente mais tranquilas e também contam com ótima visão do palco, com o adicional de permitir a circulação pela casa para encontrar amigos, tomar um drinque no balcão do bar e assistir aos shows de diferentes perspectivas.
A carta de bebidas é bem diversa, com cervejas, drinques, destilados e vinhos. Se bater aquela fome antes ou durante um show, experimente os hambúrgueres e petiscos para curtir a noite com as energias à altura da vibração do Opinião.
Fundado em 1983 por um grupo de estudantes universitários, o Bar Opinião funcionou por quatro anos na Rua Joaquim Nabuco, com capacidade inicial para 700 pessoas. Em 1987, mudou-se para a José do Patrocínio, onde está até hoje, recebendo até 2.000 espectadores por evento.
As apresentações musicais são o foco principal do bar, que já recebeu Bob Dylan, Cat Power, Mercedes Sosa, Fito Paez e Creedence Clearwater Revival – para citar apenas um punhado de artistas de renome mundial –, mas a casa também acolhe festas animadíssimas, eventos e outras manifestações artísticas, como montagens teatrais.
Crédito de imagens: Instagram_Opinião