LR Vila Flores3

Centro Cultural Vila Flores

Rua São Carlos, 765 - Floresta

Arte, arquitetura, urbanismo, educação e empreendedorismo coabitam nesse espaço

O conjunto de prédios, que tem valor histórico e cultural, foi um dos marcos da transformação do 4º Distrito

Aparece em
Para comer
Para beber
Café, pão e doces
Cultura
Decoração
Compras
Família
Crianças
Amigos
Casal
Pet friendly
Transporte Público
Acessibilidade
Aproveite e compartilhe com quem você gosta

Uma das grandes transformações do Quarto Distrito de Porto Alegre para se tornar um dos polos criativos e artísticos da cidade foi a criação do Vila Flores, que habita um complexo arquitetônico de valor histórico e cultural, na Rua São Carlos, esquina com a Rua Hoffmann, no bairro Floresta.

Formado por três edifícios construídos na década de 1920, o espaço localizava-se na antiga região industrial na várzea do Guaíba. O conjunto de prédios não apenas permitiu como inspirou sua existência: a ideia de um espaço compartilhado, aberto e propositivo à colaboração já estava no projeto original de Joseph Lutzenberger, pela variedade dos tamanhos das unidades pensadas para uso misto e os espaços comuns. 

Desde 2011, o Vila Flores é uma comunidade criativa que atua em rede, proporcionando relações e práticas de trabalho e convívio, fomentando atividades culturais, educativas e de inovação social.

São mais de 40 iniciativas de diferentes nichos do conhecimento, alcançando mais de 100 pessoas que compartilham uma visão de mundo colaborativa, humana e sustentável, e operam com base em quatro pilares: Arte e Cultura, Arquitetura e Urbanismo, Educação e Empreendedorismo Social e Criativo.

Dentre os habitantes do Vila Flores, estão empresas e profissionais de várias áreas, como centro de yoga, estúdio musical, ateliês de artistas e designers, banco de tecido, produtora de conteúdo, estúdio de fotografia, escritório de arquitetura, produtora de desenhos animados, escola de capoeira, entre outros.

O local conta ainda com espaços para palestras e reuniões, diversas oficinas ministradas pelas iniciativas, além de intensa programação cultural com shows, feiras, performances e exposições, e o café, com vista para o pátio, o coração do Vila, com mais de 425 m². É lá que ocorrem os principais eventos abertos ao público. Em dias sem programação, é aberto e perfeito para tomar um chimarrão ou ler um livro.

Crédito de imagens: Letícia Remião

Mais informações sobre o local

Rua São Carlos, 765 - Floresta
Porto Alegre

Como chegar