Cinemateca Capitólio
Rua Demétrio Ribeiro, 638 - Centro Histórico
O espaço exibe filmes clássicos e contemporâneos, além de zelar pela história do cinema gaúcho e ter programas de alfabetização audiovisual
Funcionando ininterruptamente entre 1928 e 1984, o Cine Theatro Capitólio foi um dos principais exemplares dos chamados “palácios de cinema” na capital gaúcha. Localizada no Centro Histórico, a sala chegou a ter quase 1,3 mil lugares.
Patrimônio histórico municipal e estadual, o prédio foi adquirido pela Prefeitura de Porto Alegre em 1995 e, depois de longo processo de restauração, reaberto como Cinemateca Capitólio em março de 2015.
Responsável pela preservação e recuperação da memória do audiovisual no Rio Grande do Sul – incluindo filmes nos mais variados suportes analógicos e digitais e coleções de documentos, como cartazes, roteiros, recortes de jornais, fôlderes etc. –, a Cinemateca Capitólio ocupa mais de 1,7 mil metros quadrados de área construída, dispostos em quatro pavimentos mais um subsolo.
Além de zelar pela história do cinema gaúcho, o espaço mantém também uma programação de filmes variada, que vai de mostras de clássicos até lançamentos, além das parcerias com festivais importantes, como o Cine Esquema Novo e o Fantaspoa.
Merece destaque a Sessão Vagalume, com programação alternativa dedicada ao público infantojuvenil, exibindo filmes que não costumam circular pelas salas comerciais. A iniciativa integra o Programa de Alfabetização Audiovisual da Cinemateca, que promove a importância da formação de uma cultura cinematográfica desde a primeira infância.
A sala de exibição da Cinemateca Capitólio é um primor: mesmo com plateia adaptada para 164 poltronas, o espaço conserva características originais como o pé-direito amplo, a arquitetura da tela, detalhes arquitetônicos e decorativos, como o escudo que encima a tela.
Projetando tanto produções digitais quanto em filme de 35 mm, a Cinemateca Capitólio tem sessões regularmente de terça a domingo.
Crédito de imagens: Divulgação_Capitólio