Espaço Força e Luz
Rua dos Andradas, 1.223 - Centro Histórico
O belo prédio, que foi sede da Companhia Energia Elétrica Riograndense, é centro cultural que abriga o memorial dedicado a Erico Verissimo
Quando falamos de espaços culturais em Porto Alegre, encontramos alguns locais que unem a beleza de sua arquitetura à missão de fomentar a cena cultural da cidade. Um deles, sem dúvida, é o Espaço Força e Luz Energia Cultural, no coração do Centro Histórico, na Rua dos Andradas.
Antes de se transformar em um centro de atividades artísticas e formativas, o Edifício Força e Luz, construído na década de 1920 em estilo eclético, foi endereço da Companhia Energia Elétrica Riograndense. Entre 1916 e 1927, o prédio sediou o famoso Clube dos Caçadores, ponto de encontro obrigatório de políticos e intelectuais.
Por ser utilizado nesse período também como casa de jogos, foi cunhado como "Palácio das Lágrimas", devido ao choro dos apostadores que perdiam dinheiro no clube.
Desde 2002 o local abriga um centro cultural, que conta com salas de exposições, auditório, biblioteca, sala para oficinas e café. O Espaço Força e Luz Energia Cultural também é sede do Museu da Eletricidade do RS, pioneiro no Brasil sobre o tema, e do Memorial Erico Verissimo.
O memorial dedicado ao autor da clássica saga O Tempo e o Vento ocupa dois andares do prédio, guardando preciosos manuscritos originais e mais de 3 mil peças de acervo, além da seção interativa, que apresenta uma linha do tempo da história do escritor gaúcho e a exposição de seus originais.
A programação é variada. Tem exposições de arte, espetáculos de teatro, saraus literários, seminários, oficinas e espetáculos musicais, com diversas atividades com entrada franca e visitas guiadas aos espaços expositivos.
Créditos de imagem - Destaque: Gabriel Barros | Galeria: Instagram_Espaço Força e Luz
(51) 3228-6012