O Espeto de Ouro
Av. Assis Brasil, 1.558 - Passo d'Areia
A casa – fundada na década de 1960 – tem como destaques a picanha, considerada uma das melhores da cidade, e o saboroso “pão sujo”
Localizada na movimentada Avenida Assis Brasil, na Zona Norte de Porto Alegre, desde a década de 1960 – a fachada amarela e marrom se mistura ao comércio da região, mas não deixa de atrair a fiel clientela –, a churrascaria O Espeto de Ouro tem muita história para contar entre um corte e outro de carne que saem da churrasqueira. A começar pelo estilo de serviço, à la carte, incomum para a época em que foi inaugurada – momento em que o chamado sistema de espeto corrido estava nascendo e se espalhando entre os restaurantes.
Com fatos e acontecimentos marcantes, que se confundem até mesmo com a história da capital e também do Rio Grande do Sul, a Espeto de Ouro já recebeu em seu acolhedor salão diversas personalidades, entre eles, o líder revolucionário Luiz Carlos Prestes.
O bom churrasco da casa é feito com carnes de qualidade em um negócio familiar, comandado por Rosemeri, Vanderlei e Rafael Motta (mãe, pai e filho). O trio assumiu a gerência da churrascaria O Espeto de Ouro nos anos 1990, quando ela passou por uma grande reforma, mas sem perder o conceito simples e sóbrio.
Se você for almoçar, a dica é chegar antes de 12h30 a fim de evitar filas: a Espeto de Ouro é concorrida. A picanha é uma das melhores da cidade, suculenta e macia, inclusive já foi pauta na coluna do jornalista David Coimbra, que se derretia pelo corte servido por lá. Apesar da fama das carnes, um dos maiores sucessos da casa é o pão sujo, servido assado depois de ser embebido no líquido da carne com sal grosso. A polenta frita e a salada de maionese também são carros-chefe e não há cliente que não se apaixone.
Para a sobremesa, apenas duas opções: pudim e sagu. Não saia de lá sem provar!
Créditos de imagem: Gabriel Barros