Galeria .ISTA
Rua São Salvador, 461 - Santa Maria Goretti
Espaço na zona norte da capital gaúcha promove a descentralização da arte com exposições, residências, feiras e performances
Região da capital gaúcha ainda carente de espaços culturais, o bairro Santa Maria Goretti, na Zona Norte, conta desde outubro de 2020 com um endereço voltado para a arte contemporânea: a Galeria .ISTA. “Acredito que a .ISTA seja um respiro para Porto Alegre. Uma possibilidade de pensar, produzir e apresentar arte e cultura, mesmo estando inserida em um circuito local que é pequeno, fechado e excludente. Incrivelmente, hoje a .ISTA é o único espaço de arte independente com porte e estrutura adequados em Porto Alegre. É quase um movimento de resistência, se pensarmos na quantidade de artistas e criativos com ideias e projetos sem oportunidades para executá-los”, defende o proprietário Fábio Vieira de Oliveira.
Formado em comunicação social, com cursos de extensão em artes visuais e estudos em Londres e Nova York, Fábio destaca a importância da galeria, instalada em amplo pavilhão, no movimento pela descentralização da cultura em Porto Alegre: “Hoje todos os equipamentos culturais da cidade estão no Centro. Teatros, galerias, museus, cinemas, tudo. Não tem nada na Zona Sul, nada na Zona Leste. A .ISTA fica ao lado do 4º Distrito, mas em uma região que ainda não se consolidou como destino, e isso gera a percepção de distância muito maior do que a real. Mas, se você for analisar, de carro nós estamos a 15 minutos do Centro Histórico, a 10 minutos do Moinhos de Vento ou do Jardim Botânico e a quatro minutos do Passo D’Areia e do IAPI. Distâncias facilmente percorridas se considerarmos a realidade de qualquer capital brasileira. Vale lembrar que todos os novos ecossistemas de arte e cultura das capitais do mundo, como Londres, Nova York ou Berlim, também estão acontecendo em áreas distantes do centro.”
O espaço já exibiu artistas como Pedro Matsuo, Raul Krebs e Eduardo Motta, cujos trabalhos e instalações dialogam com a arquitetura industrial do local. A .ISTA mantém ainda um ateliê na parte dos fundos, em que recebe três artistas por meio de um programa de residência, uma loja que vende obras e um bar. Também promove periodicamente festas com performances visuais e sonoras, e a Feira DADA, que desde 2017 destaca a produção de artistas locais e oferece trabalhos a preços acessíveis.
O galerista anuncia ainda outras novidades para 2023. “Estaremos recebendo artistas residentes no projeto Laboratório de Arte-Educação: pesquisa, produção e difusão na Zona Norte de Porto Alegre, contemplado recentemente em um edital da Secretaria de Estado da Cultura. Além disso, estamos planejando as próximas edições do Cinestesia, evento que proporciona ao público uma experiência muito interessante ao relacionar diferentes formas de produção artística com o audiovisual”.
Crédito de imagens: Divulgação .ISTA