Hashi
Av. Mariland, 1.442 - São João
Casa comandada pelo premiado chef Carlos Kristensen tem cozinha criativa com combinações inusitadas de ingredientes locais e asiáticos
Assim que abriu as portas, em meados de 2005, o Hashi sacudiu a cena gastronômica de Porto Alegre com sua proposta contemporânea fusion, casando a culinária do Sudeste Asiático com influências internacionais e ingredientes regionais.
Regularmente premiado como um dos melhores restaurantes da cidade e garantindo a Carlos Kristensen várias distinções pela Veja Porto Alegre – chef revelação (2008) e chef do ano (2009, 2010, 2011, 2013, 2015 e 2018) –, o Hashi encerrou as atividades no antigo endereço em 2018. Felizmente voltou a funcionar em julho de 2021 – dessa vez, no segundo andar da loja de vinhos Grand Cru no bairro Mont’Serrat, mesmo espaço onde Kristensen mantém desde agosto de 2017 o UM Bar&Cozinha.
“O Hashi é um restaurante de experiências, lugar para sair da caixa, ver os limites da nossa criatividade. Temos uma cozinha técnica, mas afetiva, onde buscamos apresentações e sabores inusitados com ingredientes locais”, explica o chef, uma das maiores referências da gastronomia gaúcha. “Acompanhamos as safras e épocas do ano de cada insumo para criar o menu.”
O cardápio do Hashi destaca em diversas opções o rico – e às vezes inusitado – encontro entre mar e fogo, simples e sofisticado, em pratos como atum curado com creme de milho crioulo, pirarucu ao molho de coco e óleo de capim-limão e filé-mignon ao molho de mostarda de butiá.
Entre as sobremesas, destaque para o irresistível sorvete de mel branco de cambará com farofa de pólen e figo fresco assado.
Esse curioso casamento de ingredientes tão distintos usados nos pratos do menu do Hashi tem origem no envolvimento ativo que Kristensen mantém há mais de uma década com os produtores artesanais do Rio Grande do Sul, levando-o a criar o movimento de valorização e comercialização desses insumos gastronômicos.
Crédito de imagens: Letícia Remião