Ocre Galeria
Rua Demétrio Ribeiro, 535 - Centro Histórico
O endereço, no coração da capital gaúcha, apresenta mostras dos trabalhos dos cerca de 40 artistas contemporâneos que a casa representa
Inaugurada em maio de 2022, a Ocre Galeria tem à frente três experientes nomes da cena de arte local: Mara Prates, que trabalhou 30 anos na Bolsa de Arte de Porto Alegre, e os artistas Félix Bressan e Nelson Wilbert. O lindo casarão no Centro Histórico – que já foi ateliê de Bressan e Wilbert – apresenta mostras dos trabalhos dos cerca de 40 artistas representados pela galeria. “É um espaço de visitação e fruição das artes visuais que oferece exposições, atividades e um acervo com obras de artistas consagrados e emergentes, unindo assim gerações e linguagens distintas, valorizando a multiplicidade da produção contemporânea, dando visibilidade e promovendo a identidade local”, define Wilbert.
Nos vários espaços e andares da Ocre Galeria – que possui ainda um agradável pátio interno –, o visitante pode conhecer (e adquirir) obras tanto de nomes com longo percurso nas artes visuais quanto emergentes. A galeria disponibiliza também amplo acervo on-line com obras de seus representados, que inclui nomes consagrados do cenário local das artes como Alfredo Nicolaiewsky, Eduardo Vieira da Cunha, Eleonora Fabre, Frantz, Maria Tomaselli, Mariza Carpes, Rommulo Vieira Conceição e Teresa Poester.
O artista e galerista Nelson Wilbert lembra que o espaço abriga exposições individuais e coletivas, comercialização de obras, encontro entre artistas e público e atividades relacionadas com a área – como a defesa de um doutorado em artes visuais na galeria.
Créditos de imagens - Destaque: Site_Ocre | Galeria: Ricardo Feldman