PocketStore Livraria
Rua Félix da Cunha, 1.167 - Moinhos de Vento
Os sócios da L&PM, uma das editoras mais respeitadas do Brasil, abriram uma livraria de rua apostando no contato direto com os leitores
Um dos editores mais respeitados do Brasil, Ivan Pinheiro Machado aventurou-se a partir de março de 2019 em um novo desafio no mundo dos livros: virar livreiro. Em parceria com Paulo de Almeida Lima, ambos sócios da tradicional editora L&PM, Ivan materializou o sonho de abrir um espaço para comercializar a boa literatura na PocketStore Livraria.
No espaço de 70 metros quadrados em uma das calçadas mais charmosas do bairro Moinhos de Vento, a loja em frente ao Moinhos Shopping oferece aos leitores títulos literários, de poesia e de não ficção, da L&PM e de várias outras editoras. “Era um velho sonho! Apareceu a oportunidade de alugar um espaço pequeno num lugar bacana e eu resolvi encarar. Depois de 45 anos como editor, estou fazendo o ‘doutorado’, que é esse contato muito próximo do leitor. Confesso que essa experiência como livreiro, no front, acaba mudando um pouco a cabeça do editor. É um baita aprendizado”, explica Ivan.
Rodeada de pequenos estabelecimentos, a PocketStore é uma legítima livraria de bairro, que acredita no poder transformador individual e coletivo do convívio com os livros. “Toda livraria faz parte de um ‘processo civilizatório’, como dizia o grande mestre Darcy Ribeiro. E a livraria de rua dá ao leitor e ao provável leitor um acesso fácil. Ela agrega qualidade ao ambiente urbano. Você está na rua e de repente penetra no mundo mágico e multidisciplinar dos livros. É só transpor uma porta e você está em muitos mundos. Às vezes dá gosto de ver a expressão encantada das pessoas quando entram na livraria, que, sem falsa modéstia, é muito bonita”, entusiasma-se o editor-livreiro.
Já integrada à paisagem urbana e afetiva da região, a PocketStore vai na contramão da tendência de migração das livrarias para o ambiente virtual e insiste no contato direto e presencial entre leitor, livro e livreiro. Ivan justifica a aposta: “A livraria tem sido muito assediada e fragilizada pela compra on-line. Mas eu acho que ainda há muito tempo de vida, com pequenos ajustes, para a livraria como nós conhecemos. Nada se compara à experiência que ela proporciona. Eu costumo definir a boa livraria da seguinte forma: você entra na livraria atrás de determinado livro. Não tem. E aí você sai da livraria com três livros que você nem sonhava comprar. Essa experiência de ‘garimpar’, de se surpreender, o on-line ainda não oferece”.
Créditos de imagem: Letícia Remião