Rocco Trattoria Vegana
Rua Irmão José Otão, 582 - Bom Fim
Restaurante premiado do Bom Fim oferece clássicos da culinária italiana sem ingredientes de origem animal
Carbonara vegana? Mas e os ovos? E o bacon? A Rocco Trattoria Vegana mostra que mesmo a tradicional culinária italiana pode se reinventar com pratos sem ingredientes de origem animal. O restaurante se tornou referência logo nos primeiros meses de funcionamento, recebendo o Prêmio Revista Sabores do Sul de 2022 na categoria Cozinha Vegana.
“A comida é preparada com massas frescas e ingredientes tão bem selecionados que o fato de ser vegano acaba sendo um detalhe”, afirma Carlos Augusto Pakulski, cofundador da Rocco ao lado da esposa, a chef Camila Langbeck. “Alguns clientes levam pais e avós ao restaurante para desmistificar a comida vegana e mostrar como ela pode ser saborosa”, completa. As massas são produzidas diariamente no local e chamam a atenção pelo cuidado nas texturas.
O tagliatelle à carbonara é um dos destaques, com tofu defumado no lugar do bacon e creme parmesão vegano (à base de castanha-de-caju) fazendo as vezes dos ovos. Outro ponto alto do enxuto cardápio é o delicioso cannoli – um dos orgulhos dos criadores da Rocco –, com uma incrível casquinha crocante e recheios de ganache nas opções chocolate branco e pistache ou chocolate preto.
“Muitas receitas são adaptadas, mas buscando nos aproximar dos clássicos, sempre priorizando o sabor”, ressalta Pakulski, que faz questão de destacar o lema do restaurante: “Italiano. Vegano. Obsceno”.
A Rocco ocupa uma das lojas térreas do Bom Fim Mini Shopping, na Rua Irmão José Otão. É o segundo empreendimento liderado por Camila e Carlos, que tinham um bufê vegano e vegetariano no Quarto Distrito e decidiram focar em um nicho que ampliasse as opções veganas de Porto Alegre. O espaço recebe os clientes por ordem de chegada – vale a pena ir para lá cedo para garantir uma mesa ou um lugar no balcão.
Créditos de imagem - Destaque: Instagram_Rocco Trattoria Vegana | Galeria: Gabriel Barros