Yami Café
Rua Tenente Coronel Fabricio Pillar, 198 - Mont'Serrat
Os grãos são torrados pela própria casa, que oferece opções da bebida com toques asiáticos
Em 2020, o Yami Café reinaugurou a casa que passou por uma reforma e decidiu se dedicar à inovação do café. Com isso, o menu acompanha os toques asiáticos do design de interior do espaço. Entre as novidades, estão kombucha de café, sodas artesanais e matchá latte, que vieram fazer companhia aos cafés nacionais e importados torrados pela própria Yami. O dono da casa, Geremias Viott, se autodefine como coffee hunter e busca o que há de melhor no mercado brasileiro e internacional.
A maioria dos grãos torrados, moídos e servidos pela Yami vem de Caparaó e Carmo de Minas. Uma das estrelas é o café da Rosa, de sabor frutado, com notas de morango, goiaba e especiarias. O catuí amarelo agrada diferentes paladares porque combina suavidade, doce de caramelo e chocolate, com toque de acidez na medida. Você também pode escolher qual dos vários métodos de extração da bebida deseja provar – se estiver em dúvida, peça conselho aos baristas. Eles preparam cafés (e os chás também) na bancada, permitindo que os frequentadores vejam de perto toda a técnica.
A confeitaria sem glúten da Yami é um capítulo à parte: oferece delícias como o tartelete de cacau, café e mascarpone e o caramel slice – fatias de caramelo, um clássico das cafeterias australianas. Outro destaque é a opção de leite vegetal em bebidas, como mocha e matchá latte, preparado à base de chá verde - que é feito com as mesmas folhas usadas para fazer chá preto, só que colhidas ainda bem verdes e trituradas - misturado com leite.
Se você quiser curtir o espaço com seu pet, tudo bem: as mesas do deck da parte externa do café são liberadas, mas é bom ir acompanhado porque os garçons não servem nessa parte da casa e alguém vai ter de retirar o pedido. Nessa área também dá para trabalhar ou fazer reuniões porque há mesas grandes.
Créditos de imagem: Instagram_Yami