O comunicador, que vive há mais de 50 anos na região, compartilha os pontos tradicionais do local
Todos os lugares dessa seleção para você conhecer melhor por aqui
Av. Assis Brasil, 1.558 - Passo d'Areia
Porto Alegre
Avenida dos Industriários, s/nº. - Passo d’Areia
Porto Alegre
Há 27 anos Miltinho Talaveira circula pelos meios de comunicação e cultura da cidade, desenvolvendo diferentes projetos. Por isso, costuma ser fonte sobre o que há de melhor em Porto Alegre, principalmente quando o assunto é a Zona Norte, região em que é especialista. Pudera. Dos seus 59 anos, 52 foram vividos no bairro Higienópolis.
“Moro aqui na Plínio desde os sete anos, no mesmo apartamento que meu pai comprou no início dos anos 1970. Sou habitante do Higienópolis, IAPI e Passo d’Areia. A Zona Norte é meu chão, não penso em morar em outro lugar”, revela o comunicador.
A sugestão de roteiro de Miltinho pela região – que o acolhe como se estivesse em casa – começa na Feira Modelo, perto do Estádio Zequinha. “Adoro o pastel com caldo de cana e a banca das cucas e dos pães. Conheço todos os feirantes pelo nome, faço festa com eles a cada quarta-feira.”
Na hora do almoço, sua dica é visitar a churrascaria O Espeto de Ouro, na Avenida Assis Brasil, que funciona no mesmo ponto desde a década de 1950. “O melhor ‘pão sujo’ [pão embebido no caldo da carne com sal grosso, que é assado] e a melhor salada de batata da cidade são desse restaurante! Vou lá desde garoto”, conta. “É um clássico da região por fazer parte da vida de muitas gerações.”
O programa da tarde pode ser um passeio pelo Parque Alim Pedro. “Ele fica no coração do IAPI. Tem campo de futebol e pista para caminhada, que foi muito importante no período da pandemia. Ali, podíamos andar, pegar sol e encontrar amigos e familiares respeitando o distanciamento exigido nos diversos momentos que vivemos”, relembra o publicitário.
À noite, Miltinho não pensa duas vezes e indica a Bianca Pizzaria, na Plínio Brasil Milano. Para ele, é a melhor pizza da Zona Norte e, com certeza, uma das melhores de Porto Alegre. “Funcionou por muitos anos à la carte e, desde a pandemia, opera por tele-entrega. Eu ligo e eles já sabem meu pedido, são maravilhosos”. Seu pedido, afirma, é imperdível para quem quer conhecer o restaurante: metade alho e óleo, metade mafiosa. E de sobremesa, ele recomenda a pizza de banana com canela.
Créditos de imagem - Destaque: Instagram_Miltinho Talaveira | Retrato e feed: Arquivo Pessoal