Casa de Cultura Mario Quintana
Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico
Música, dança, teatro, literatura, cinema e programas educativos são algumas das atividades oferecidas neste centro cultural
Um dos equipamentos culturais mais visitados no Rio Grande do Sul, a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) foi inaugurada em 25 de setembro de 1990. O local está instalado no grandioso prédio do antigo Hotel Majestic, que teve seu auge entre as décadas de 1930 e 1950, e onde o poeta Mario Quintana morou entre 1968 e 1980.
Os 12 mil metros quadrados distribuídos em sete andares da CCMQ recebem atividades voltadas para o cinema, a música, as artes visuais, a dança, o teatro, a literatura, a realização de oficinas e eventos ligados a todas as formas de arte.
A instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura abriga a Cinemateca Paulo Amorim (com três salas de exibição), o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), o Teatro Bruno Kiefer, o Teatro Carlos Carvalho e a Discoteca Natho Henn, entre vários outros espaços.
A CCMQ pode ser visitada gratuitamente e recebe ainda operações de empreendedores particulares, como a livraria Taverna, os bares Lola e Térreo e a loja Andaime – que comercializa peças originais, séries de arte aplicada, indumentária e design produzidos por artistas visuais, coletivos e marcas locais, além de produtos gastronômicos regionais.
O programa educativo da Casa de Cultura Mario Quintana promove visitas mediadas a grupos espontâneos e de ensino. As mediações dividem-se em diferentes modalidades: panorâmica, arquitetônica, o poeta Mario Quintana e exposições permanentes ou temporárias.
O agendamento das visitas mediadas é realizado pelo e-mail visitaccmq@gmail.com.
Crédito de imagens - Destaque: Museu Brasil | Feed: Gabriel Barros | Galeria: Ricardo Feldman, Museu Brasil, Instagram_CCMQ & Gabriel Barros