Você pode precisar enviar comprovantes de renda, como extratos ou holerites, para alugar um imóvel no QuintoAndar. Para aumentar as chances de aprovação, você deve seguir algumas regras ao enviar esses comprovantes.
Devem ser de contas de Pessoa Física (PF) do inquilino;
Devem ser exportados diretamente do site ou app do banco, em formato PDF e sem edições;
Devem mostrar as movimentações dos últimos 90 dias ou 3 meses completos;
Devem ter o nome do titular, número da agência e da conta.
Holerites ou contra-cheques:
Devem ser gerados pela própria empresa ou órgão público, de preferência em formato PDF e sem edições;
Devem ser mostrar o valor da remuneração dos últimos 3 meses;
Devem ter o nome do empregado e CNPJ da empresa ou órgão público.
Atenção: Caso os arquivos estejam protegidos, lembre-se de informar a senha de acesso no campo “Comentários e senhas”.
Abra o app e faça login: Tenha instalado o app do Nubank no seu celular, e faça login na sua conta.
Acesse a área “Saldo em conta”: Na tela inicial, toque em “Saldo em conta" e depois, no canto superior direito, toque no ícone com três pontinhos.
Exporte os extratos dos últimos 3 meses: Selecione a opção “Pedir extrato”, depois selecione um dos meses e toque em “Exportar extrato”. Feche a tela de sucesso, e repita esse passo para cada um dos últimos 3 meses fechados.
Baixe os PDFs no seu celular: Verifique sua caixa de e-mail vinculado a sua conta Nubank e baixe no seu celular os PDFs anexados em cada e-mail recebido.
Abra o app e faça login: Tenha instalado o app do Santander no seu celular, e faça login na sua conta.
Acesse a área “Serviços da conta”: Na tela inicial, toque em “Menu” no canto inferior direito e depois busque pela opção “Serviços da conta”.
Baixe os extratos dos últimos 3 meses: Selecione um dos meses, toque em “Baixar extrato completo" e salve o PDF no seu celular. Repita esse passo para cada um dos últimos 3 meses fechados.
Abra o app e faça login: Tenha instalado o app do Itaú no seu celular, e faça login na sua conta.
Acesse a área “Extrato”: Na tela inicial, toque em “Extrato" e depois, ao lado de “Lançamentos”, toque no símbolo de baixar (geralmente uma seta para baixo).
Exporte o extrato dos últimos 90 dias: Selecione a opção “Últimos 90 dias” e depois toque em “Gerar extrato".
Baixe o PDF no seu celular: Depois do extrato ser carregado, busque na página do PDF pelo ícone de baixar ou pelo ícone de compartilhar e salve o PDF no seu celular.
Abra o app e faça login: Tenha instalado o app do Bradesco no seu celular, e faça login na sua conta.
Acesse a área “Saldo e extrato": Na tela inicial, toque em “Ver extrato” para acessar a área “Saldo e extrato".
Baixe os extratos dos últimos 3 meses: Toque em “Período”, depois em “Mês”, selecione um dos meses, e toque em “Aplicar” para aplicar o filtro. Com o filtro aplicado, toque em “Baixar extrato”, selecione a opção “PDF”, toque em "Baixar" e salve o PDF no seu celular. Repita esse passo para cada um dos últimos 3 meses fechados.
Abra o app e faça login: Tenha instalado o app da Caixa no seu celular, e faça login na sua conta.
Acesse a área “Extrato”: Na tela inicial, toque em “Extrato” e depois, na opção “Extrato por período".
Exporte os extratos dos últimos 3 meses: Preencha os campos “Ano”, "Mês" e a data de início e fim de um dos últimos 3 meses fechados, depois toque em “Continuar”. Na tela do Extrato por período, toque em “Compartilhar” e salve o PDF no seu celular. Repita esse passo para cada um dos últimos 3 meses completos.
Abra o app e faça login: Tenha instalado o app do Mercado Pago no seu celular, e faça login na sua conta.
Acesse a área “Saldos e extratos": Na tela inicial, toque em “Ir ao extrato” no canto superior direito, depois em “Consultar transações".
Baixe os extratos dos últimos 3 meses: Toque no ícone de três pontinhos, selecione a opção “Gerar extrato da conta", depois um dos meses, formato “PDF” e toque em “Gerar". Com o PDF gerado, toque em “Abrir” e salve no seu celular. Repita esse passo para cada um dos últimos 3 meses completos.
Abra o app e faça login: Tenha instalado o app do Inter no seu celular, e faça login na sua conta.
Acesse a área "Extrato": Na tela inicial, toque em “Conta Digital” para acessar a área “Extrato".
Exporte o extrato dos últimos 90 dias: Toque em “Datas”, selecione a opção “90 dias” dentro de “Últimos períodos”, e depois toque em “Filtrar". Com o filtro aplicado, toque no canto superior direito no ícone de três pontinhos, selecione a opção “Exportar extrato” e depois confirme o envio para o seu e-mail.
Baixe o PDF no seu celular: Verifique sua caixa de e-mail vinculado a sua conta Inter e baixe no seu celular o PDF anexado no e-mail recebido.
Abra o app e faça login: Tenha instalado o app do PagBank no seu celular, e faça login na sua conta.
Acesse a área “Extrato": Na tela inicial, toque em “Extrato” e depois no canto superior direito no ícone de três pontinhos.
Exporte o extrato dos últimos 3 meses: Informe o período dos últimos 3 meses completos, selecione a opção “PDF” e toque em “Exportar extrato".
Baixe o PDF no seu celular: Verifique sua caixa de e-mail vinculado a sua conta PagBank e baixe no seu celular o PDF anexado no e-mail recebido.
Abra o app e faça login: Tenha instalado o app do PicPay no seu celular, e faça login na sua conta.
Acesse a área “Extrato": Na tela inicial, toque em “Extrato” e depois do ícone de baixar do lado direito do seu Saldo disponível.
Baixe o extrato dos últimos 90 dias: Selecione a opção “Últimos 90 dias” e toque em “Enviar extrato por e-mail”. Verifique sua caixa de e-mail vinculado a sua conta PicPay e baixe no seu celular o PDF anexado no e-mail recebido.
Abra o app e faça login: Tenha instalado o app do Banco do Brasil no seu celular, e faça login na sua conta.
Acesse a área “Extrato”: Na tela inicial, toque em “Extrato”, selecione a opção “Conta corrente" e depois no ícone de baixar no canto direito superior.
Baixe os extratos dos últimos 3 meses: Selecione a opção “PDF”, escolha um dos meses, toque em “Confirmar seleção” e depois salve o PDF no seu celular. Repita esse passo para cada um dos últimos 3 meses completos.
Abra o app e faça login: Tenha instalado o app do Sicredi no seu celular, e faça login na sua conta.
Acesse a área “Saldo”: Na tela inicial, toque em “Saldo” e depois, no topo da tela selecione a opção “Extrato”.
Exporte os extratos dos últimos 3 meses: Selecione a opção "Mensal”, informe um dos últimos 3 meses e confirme em “Consultar". Depois de confirmar, toque no ícone de compartilhar, selecione a opção para exportar em PDF e salve o arquivo no seu celular. Repita esse passo para cada um dos últimos 3 meses completos.
Abra o app e faça login: Tenha instalado o app da XP no seu celular, e faça login na sua conta.
Acesse a área “Banco": Na tela inicial, toque em “Banco” e depois, toque em “Extrato” em Saldo Conta Digital.
Exporte o extrato dos últimos 90 dias: No tela Extrato, toque no ícone de baixar (geralmente uma seta para baixo), selecione a opção “Últimos 90 dias", toque em “Exportar extrato”, selecione a opção “PDF" e salve o PDF no seu celular.
Você pode enviar os extratos de cada uma das contas em seu nome para comprovar sua renda mensal. Para os extratos, lembre-se que:
Devem ser de contas de Pessoa Física (PF) no nome do inquilino;
Devem ser exportados diretamente do site ou app do banco, em formato PDF e sem edições;
Devem mostrar as movimentações dos últimos 90 dias ou 3 meses completos;
Devem ter o nome do titular, número da agência e da conta.
Isso nos ajuda a processar sua documentação mais rápido e evitar solicitações de reenvio.
Confira o passo a passo para baixar os PDFs dos holerites por fonte de renda:
Identifique o sistema da empresa: Descubra se sua empresa utiliza um sistema de RH próprio, um portal online ou se envia os holerites por e-mail.
Acesse o portal ou sistema: Se for um portal ou sistema, acesse no seu celular e faça login com seu usuário e senha. Busque pela área de documentos, contracheques ou holerites, depois selecione um dos meses e baixe o PDF do holerite. Repita esse passo para cada um dos últimos 3 meses.
Acesse seu e-mail empresarial: Se sua empresa envia holerites por e-mail, verifique sua caixa de e-mail vinculado ao seu contrato como funcionário e baixe no seu celular os PDFs dos holerites anexados em cada e-mail recebido.
Acesse o portal de servidor público: Acesse o portal do seu estado ou município no seu celular, como Portal do Servidor, e-Social ou sistemas específicos de cada secretaria, e faça login.
Baixe os holerites dos últimos 3 meses: Busque pela área de documentos, demonstrativos de pagamentos, contracheques ou holerites, depois selecione um dos meses e baixe o PDF do holerite no seu celular. Repita esse passo para cada um dos últimos 3 meses.
Meu holerite do último mês ainda não foi emitido, como faço?
Você pode enviar os holerites mais recentes que tiver, por exemplo, se a empresa não emitiu seu holerite de Julho, envie os de Abril e Maio. Lembre-se de adicionar um comentário no campo "Comentários e senhas” explicando a situação para considerarmos na análise.
Comecei há pouco tempo no meu emprego e não tenho os holerites dos últimos 3 meses. Como faço?
Envie pelo menos um holerite mais recente (do último mês) no campo “Holerites” e adicione também a Carteira de Trabalho em “Outros comprovantes".
Para baixar a Carteira de Trabalho em PDF, siga as orientações:
Instale o app: Instale o app Carteira de Trabalho Digital no seu celular, disponível para
e , e depois faça login com seu CPF e senha Gov.br.Acesse a Carteira de Trabalho Digital: Na tela inicial, toque em “Enviar Carteira de Trabalho Digital”, mantenha a opção “Todos os dados pessoais” selecionada e escolha em "Contratos de Trabalho Digitais” o contrato de trabalho mais recente.
Baixe o PDF no seu celular: Toque no ícone de PDF do canto inferior direito, depois em “Enviar” e salve o PDF da Carteira de Trabalho no seu celular.
Caso não tenha nenhum holerite, envie os extratos dos últimos 90 dias ou 3 meses completos direto no campo “Holerites” e a Carteira de Trabalho em “Outros comprovantes".
Não encontro o PDF no meu celular quando tento adicionar o arquivo, como faço?
Para facilitar, salve sempre o arquivo em uma pasta dedicada no seu celular. Se não encontrar, confira as dicas:
Procure em "Recentes", se salvou há pouco tempo.
Em celulares iOS (iPhone), procure em "iCloud Drive" ou "No meu iPhone".
Em celulares Android (ex: Samsung), procure em "Documentos" ou "Downloads".
Se recebeu o arquivo pelo WhatsApp, procure na pasta "Whatsapp documentos" (dentro de "Documentos").
Use a busca (ícone de lupa) para achar o arquivo pelo nome.