O que você vai encontrar aqui:
Entender os custos envolvidos na compra e venda de um imóvel é fundamental para seu planejamento financeiro. Confira quais são e quem é responsável por casa um:
Taxa de corretagem (até 6%): Única taxa cobrada pelo QuintoAndar. É calculada sobre o valor final de venda do imóvel. O pagamento é feito com o valor do sinal recebido, e qualquer diferença é acertada pelo vendedor ao final do processo.
Emissão de certidões: Caso sejam solicitados documentos extras do imóvel e/ou do proprietário junto à prefeitura ou outros órgãos para o prosseguimento da diligência.
Averbação: Custo da atualização da Matrícula, caso, no momento da venda, ela esteja com as informações referentes ao imóvel e/ou aos proprietários desatualizadas. A averbação é feita no Cartório de Registro de Imóveis (CRI)
ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis): É o imposto municipal obrigatório para transferir a propriedade. Ele deve ser pago antes da emissão da Escritura Pública, e o prazo de vencimento varia conforme a prefeitura. O cálculo (geralmente 3% do valor do imóvel) é feito sobre o maior valor: o de venda (registrado no CCV) ou o valor venal de referência (estimativa da prefeitura para fins fiscais, informado no relatório de diligência do QuintoAndar).
Custos de cartório:
Escritura Pública: Documento feito no Cartório de Notas para oficializar o acordo de compra e venda.
Registro: É o ato final, feito no Cartório de Registro de Imóveis, que transfere oficialmente a propriedade para o novo proprietário e atualiza a Matrícula do imóvel
Certidões: Se alguma certidão apresentada, como a de estado civil, tiver sido emitida a mais de 90 dias, é necessário emitir uma versão atualizada.
Taxas de financiamento (se aplicável): Caso utilize um financiamento bancário, existem os custos cobrados pela instituição financeira. Os mais comuns são a taxa de avaliação do imóvel (vistoria) e as despesas administrativas do contrato.
Para saber mais, consulte os artigos:
O conteúdo te ajudou?
Nossa equipe está pronta para te ajudar